Empresa quer responsabilizar executivos da montadora japonesa no País
Veja o polêmico comercial:
Não bastou a retirada do ar do comercial da  montadora Nissan que debochava abertamente da Ford. Após recorrer à  Justiça comum - que obrigou a Nissan a suspender a veiculação da  campanha -, a direção da Ford do Brasil foi mais longe. Entrou ontem com  uma ação criminal contra a Nissan, com queixa feita na delegacia  regional de São José dos Pinhais (PR), onde fica a sede da empresa. A  delegacia acatou o pedido. 
Há grande  descontentamento entre os funcionários da Ford em relação à disputa  publicitária. Embora não se pronuncie oficialmente, a companhia entende a  Nissan ultrapassou os limites aceitáveis. Por isso, a atual ação atinge  não só o presidente da Nissan, Christian Neunier, mas outros diretores  da montadora. As alegações incluem concorrência desleal, uso indevido da  marca e a ridicularização de funcionários da Ford. 
Para  valorizar o seu modelo Tiida, a Nissan usou personagens vestidos com  jalecos com o logo da Ford que se vangloriam de enganar o consumidor.  Eles debocham de quem paga R$ 3 mil a mais ao comprar um modelo Focus,  que se equipara ao Tiida: "O luxo todo que eu tenho é do dinheiro de  vocês. Pagando preço 1.8 por um carro 1.6." 
Quando  saiu a decisão da Justiça, a Nissan do Brasil disse que retiraria o  comercial da TV e de seus canais oficiais na internet. Mas o comercial  segue em exibição no YouTube, onde já teve 400 mil acessos. 
A  Nissan e sua agência de propaganda, a Lew, Lara/TBWA, enfrentam  constantes questionamentos do Conselho Nacional de Autorregulamentação  Publicitária (Conar) pelas campanhas produzidas. A agência se defende  dizendo que faz uma comunicação bem-humorada para mostrar aos clientes  os diferenciais dos produtos da montadora.
 
 
 
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