Isto porque uma desavisada mãe, durante o concerto, embalava seu filho de 2 ou 3 anos, que insistia em gritar e blablar, como se aquilo fosse o mais educado e elegante gesto do mundo.
JOHN NESCHILING, visivelmente irritado, fez com a mão direita aquele gesto que o Jô Soares costuma fazer para o Sexteto, calando a orquestra e as mãos do pianista que solava e se manifestou advertindo que crianças com menos de 4 ou 5 anos de idade não devem ser levadas a concertos, pois existe outra programação mais adequada a elas, inclusive na área de música clássica, elaborada de forma a atender as expectativas das crianças.
Neste ponto, o Maestro foi aplaudidíssimo, e teve até grito de Bravo, Bravíssimo em relação a tal atitude.
Continuou, o Maestro, dizendo que, ele próprio, nunca trouxe seu filho para uma apresentação da Orquestra Sinfônica antes que o menino completasse 4 anos; "e olha que ele nasceu ouvindo música clássica!" "Isso me desconcentra sobremaneira, a gente se esforça tanto para preparar um concerto e, chega aqui, se depara com isso, por favor, eu não poderei continuar com a criança interrompendo"...
Nesse momento a criança interagiu, disse algo como "blálablatekeco?" (com aquela potente e aguda vozinha de criança), ao que o Maestro respondeu, diretamente para a criança: "Sim... É isso mesmo"!
Para nossa sorte e contentamento, a criança foi gritar no saguão do teatro, permitindo que, lá dentro, o concerto se realizasse e chegasse ao seu final sem outros fatos desconcertantes.
Não importa o fato de o Maestro NESCHILING ter fama de linguarudo e, à frente da Orquestra Sinfônica de SP já ter se desentendido politicamente, chamando o, então Governador, José Serra de “Menino mimado”, “Autoritário”, (e muito mais) (in http://www.youtube.com/watch?v=JKy2OEq-bC8&feature=related_
A respeito do trabalho do maestro, amostra boa se encontra mesmo é nestes links: http://www.youtube.com/watch?v=0ruUhFgltH8&feature=related e http://www.youtube.com/watch?v=emS59QdvoFQ&feature=related
Como disse a Dra. Tânia Regina Mendonça Maciel, que também assistia à Orquestra, “não é porque a porta do Teatro está aberta que eu vou levar uma criança para ficar gritando lá dentro, ao invés de levá-la ao parquinho”, e eu acrescento: leve-a ao Teatro Infantil! Prepare-a, para ser platéia! Talvez, assim, em alguns 500 anos, nós brasileiros poderemos, de fato, ser uma platéia verdadeiramente educada.
Tanto o Maestro, quanto o renomado Pianista polonês, quanto qualquer talentoso membro daquela fantástica orquestra, estava ali dando o melhor de si para nós numa manhã de domingo e, aqueles músicos são pessoas que enfrentam todo tipo de tormenta para continuar fazendo-o em um país de cultura rasa e de pobre formação musical (como a minha!).
Não é possível somar, a todas as intempéries encontradas por nossos artistas, ainda mais uma: a incrível tirania que permitimos às nossas crianças!
Sim, porque, tenho visto, já faz tempo são elas que mandam; os pais têm sido apenas objeto de satisfação do prazer dos pequenos e, os pais... Ah, esses pais filhos dos hippies, que pensam bastar colocar uma criança na sala do concerto para que ela adquira a mais ampla cultura musical, permitindo-lhe o comportamento que quiser ter ali dentro, “afinal, é só uma criança!”, e, com todo o respeito, se esquecem de todo o “resto”.
Eu aplaudi o Maestro JOHN NESCHILING em sua intervenção pedagógica! Espero que muitos de nós tenhamos aprendido com isso dentro daquele Teatro ontem. E nem estou falando de erudição, apenas de coisas sobre educação e respeito, essas coisinhas básicas que devemos transmitir às crianças antes de qualquer outra...
Depois, se superarmos tais aprendizados, talvez possamos nos matricular no CURSO DE FORMAÇÃO DE PLATEIA EM MÚSICA do Solar do Rosário, que abaixo passo a indicar:
(Por Tânia Mandarino)
CURSO DE FORMAÇÃO DE PLATEIA EM MÚSICA
Rua Duque de Caxias, 4 – Centro Historico – Curitiba – PR – Cep: 80.510-200 Tel: (41) 3225-6232
Um curso de cultura musical para todos. Conheça, atualize-se, sensibilize-se com a música clássica.
TEMA PRINCIPAL: A VIDA DOS GRANDES COMPOSITORES
Contextualizações de suas épocas
Filmes relacionados
Curiosidades
Fatos e mitos.
1 - Aula inaugural: Um caminhar pela história da música ocidental.
2- A magia sonora dos instrumentos musicais da orquestra sinfônica.
3- O pioneiro da ópera: Claudio Monteverdi.
4- Obras eternas: Orfeu e Eurídice e suas inúmeras leituras.
5- A arte de reger uma orquestra.
6- A transfiguração do Barroco: Johann Sebastian Bach.
7- Belezas da Música Sacra de Bach e Haendel.
8- Compositores brasileiros clássicos e populares 1.
9- Música e movimento. O balé contemporâneo.
10- Os instrumentos que entraram na orquestra no século XX.
11- Ópera passo a passo: Thaís de Massenet.
12- A música clássica nas trilhas sonoras.
13- O prodígio de Salzburg: Wolfgang Amadeus Mozart.
14- O falso e verdadeiro do filme Amadeus.
15- O revolucionário de Bonn: Ludwig van Beethoven.
16- O falso e o verdadeiro do filme Minha Amada Imortal.
17- Um dos fascínios das óperas: seus grandes coros.
Segundo Semestre 2011
1/08 - O grande Caruso.
8/08- Exuberância romântica e contenção clássica: Hector Berlioz.
15/08- Ópera passo a passo: Manon Lescaut, de Puccini.
22/08- Temas e variações.
29/08- Franz Liszt: 200 anos de seu nascimento.
5/09- Compositores brasileiros clássicos e populares 2.
12/09- Voz, voz e mais voz: Rossini, Donizetti e Bellini.
19/09- O colosso da Itália: Giuseppe Verdi.
26/09- O balé passo a passo: La Bayadère.
3/10- Valsa, cancã e sátira: Strauss, Offenbach e Sullivan.
10/10- O nacionalismo russo e os 5 poderosos: de Glinka a Korsakov.
17/10- Scherzo.
24/10- Religião, misticismo e introspecção: Gustav Mahler.
31/10- Série Grandes Concertos: Primeiros movimentos inesquecíveis.
7/11- Série Grandes Concertos: Segundos movimentos inesquecíveis.
14/11- Prelúdios.
21/11- Andrew Lloyd Webber.
28/11- Concerto de Natal.
Professor: CLARICE MIRANDA e LIANA JUSTUS
Inscrição: R$ 30,00
Data: Agosto a novembro de 2011
Horário: 2ªs feiras das 14h30 ás 16h30 ou 19h30 às 21h30
Preço: Parcelas mensais de R$ 150,00
Dia(s) Semana: 2ªs feiras
Nenhum comentário:
Postar um comentário